sexta-feira, 23 de abril de 2010

Secretário municipal Pedro Montenegro ministra palestra durante XII Encontro Estadual de Entidades de Deficientes Físicos

Durante dois dias cerca de 150 pessoas estarão reunidas para discutir avanços nas políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência.
Hoje, (23) na abertura do evento o secretario municipal de direitos humanos, segurança comunitária e cidadania, Pedro Montenegro ministrou a palestra: Políticas Públicas um direito de todos e dever do Estado.


Em sua apresentação Pedro Montenegro destacou o papel das entidades de defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiencia pela luta por direitos, ao longo dos anos. “Essas entidades estão mudando a visão que o próprio Estado tinha da pessoa com deficiência. Hoje, ele reconhece que tem o dever de levar as garantias necessárias para uma vida digna e não uma questão de simples favor ou por pena”.

Sobre as principais questões que viabilizam as politicas publicas ele destacou a importãncia de um diagnóstico, o controle social e o monitoramento das ações.
“Hoje a valorização da pessoa com deficiência é uma realidade. Não se trata de privilegiar e sim oferecer igualdades de oportunidades”, conclui.
O encontro prossegue hoje às 14h uma nova mesa redonda amplia os debates com o tema: Políticas Públicas Intersetoriais. Os expositores serão: Luciana Macedo da Secretaria de Estado da Saúde; Rosângela Martins da Secretaria de Estado de Assistência Social; Joelina Cerqueira da Secretaria de Estado da Educação e Radjalma Lima da Secretaria de Direitos Humanos do Estado. O debate terá como mediadora a vereadora por Maceió Roseane Cavalcante.

Já no sábado (24) uma assembléia geral da FEDEFAL marca as atividades do dia, na ocasião serão abordados importantes temas como: Processo de marcação de consultas na Macro – l; Programa de Hanseníase; Protetização Auditiva e a experiência inovadora do serviço Balcão Jurídico da ADEFAL. Encerrando o Encontro o presidente da FEDEFAL João Ferreira irá apresentar o relatório das atividades.