sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Seminário capacita Conselheiros Tutelares de Maceió com instrumentos de proteção a criança e adolescente


Conselheiros tutelares que atuam em Maceió participaram do o I seminário de formação com o tema “Medidas e Instrumentos de Proteção a Criança e Adolescente: Aspectos Práticos”.






Durante o seminário várias entidades apresentaram aos conselheiros Programas e Serviços de Proteção a Criança e Adolescente em Maceió, como por exemplo, o Banco de dados de pessoas desaparecidas. Segundo o professor Luis Antônio, responsável pelo laboratório de DNA Forense da Universidade Federal de Alagoas, o serviço pode ser acessado pelos conselheiros e por qualquer órgão público para localizar menores desaparecidos. “Hoje podemos ter na rede informações da família e a foto do desaparecido, facilitando o trabalho de busca”.



Em outra exposição a diretora do Centro de Perícias Forense de Alagoas, Ana Márcia Nunes, destacou o serviço do Instituto Médico Legal para atender as vítimas de crimes sexuais ou lesão corporal. “É importante que este órgão esteja atento e preparado para atender as vítimas da melhor forma possível”, afirmou.


O evento teve ainda a participação do participação do PPCAM - Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, PROVITA - Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas, CAV/CRIME e o Centro de Apoio à Vítimas de Crimes.


Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro o seminário é de grande importância, pois apresenta aos conselheiros ferramentas que auxiliam na proteção dos direitos da criança e do adolescente em Maceió.”Precisamos de conselheiros que saibam agir e que tenham em mãos todos os mecanismos legais para atuarem com eficiência e eficácia”, conclui.