sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Consulta pública do Maceió Mais Segura começa na terça-feira (15)


Evento acontece no Hotel Ponta Verde, às 17 horas !

A Prefeitura de Maceió realiza na próxima terça-feira (15), às 17 horas, no auditório do Hotel Ponta Verde, a primeira de uma série de consultas públicas, cujo resultado deve integrar um amplo diagnóstico norteador de ações do Plano Municipal Integrado de Promoção do Direito Humano à Segurança - Maceió Mais Segura. "Vamos iniciar esta primeira consulta , em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, ouvindo todos aqueles que integram o segmento do turismo. Esperamos contar com a participação ativa dos empresários do setor" afirma o secretário municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Comunitária, Pedro Montenegro.

De acordo com Montenegro, o plano deve ser finalizado no início de dezembro. " A consulta pública será umas das estratégias mais importantes para o envolvimento de toda a sociedade na construção desse plano", reforça Montenegro. Segudo ele, a idéia é fortalecer e mobilizar a comunidade para uma atuação efetiva voltada à promoção de ações preventivas e protetivas, bem como favorecer o debate e acompanhamento de medidas de prevenção à violência e promoção dos direitos humanos, que serão implementadas.

O marco inicial do trabalho foi a instalação de um grupo de trabalho institucional, integrado por gestores municipais, realizada no início de setembro.
Além da Semdisc e da Scretaria Municipal de Turismo, também integram o grupo de trabalho responsável pelo plano as secretarias áreas de saúde, educação, economia solidária e qualificação profissional, esporte, turismo, lazer, infra-estrutura e cultura.

Entre as principais linhas de discussão do plano estão ações preventivas e sociais para a segurança comunitária; proteção das escolas públicas municipais, do patrimônio público municipal, de parques municipais e áreas de interesse ambiental; e dos agentes públicos no exercício de suas atividades.

Também vão merecer destaque na atuação integrada a proteção ao exercício do turismo, do uso adequado do espaço público e fiscalização do comércio ambulante; de pessoas em situação de risco social, além de prevenção e remoção de moradias e pessoas em situação de risco geológico; policiamento de trânsito e preventivas nos colégios municipais e bairros, com vistas à prevenção ao uso de entorpecentes