terça-feira, 8 de setembro de 2009

Prefeitura dá início à discussão do Maceió Mais Segura

A Prefeitura de Maceió deu mais um passo, nesta quinta-feira (3), rumo à elaboração do Plano Municipal Integrado de Promoção do Direito Humano à Segurança, mais conhecido como plano “Maceió Mais Segura”. Os integrantes do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto se reuniram em Jaraguá, para dar início às suas atividades.

A primeira reunião foi aberta pelo prefeito Cícero Almeida e contou com a palestra da socióloga Ruth Vasconcelos, especialista em assuntos ligados à violência urbana. Durante sua apresentação, a professora da Ufal destacou que a violência em Alagoas, em especial na capital, “não nos permite apontar apenas a questão econômica como fator para sua origem, mas também às pessoas influentes do Estado”.

As informações passadas pela professora na palestra serviram de bússola para o andamento da reunião, com base em estatísticas do avanço da violência em Alagoas. Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, a próxima etapa de elaboração do plano “Maceió Mais Segura” será ouvir todas as secretarias municipais para saber delas quais as ações que já vem sendo executadas no município.

“Não se pode iniciar nada sem antes fazer um diagnóstico preciso da violência. E foi justamente sobre isso que conversei com os conselheiros ainda no dia da posse deles”, lembra o secretário. “A elaboração desse diagnóstico é como trocar o pneu de um carro com ele andando, já que enquanto trabalhamos a violência avança sem dar trégua”, compara Pedro Montenegro.
O prefeito Cícero Almeida reforçou, em seu discurso, a tese de que o combate à violência não deve ser tratado de forma isolada, mas de maneira conjunta com todos os municípios de Alagoas.

“Trabalhei 22 anos como repórter policial e posso falar sobre o assunto com conhecimento de causa”, disse Almeida, que garantiu já estar em andamento boa parte das sugestões feitas pela Uncisal em um relatório da instituição entregue ao Ministério Público.
O prefeito citou ainda o caso da Favela de Jaraguá, que será demolida e os moradores transferidos para a Vila dos Pescadores, no Sobral. “A favela, por exemplo, é um ponto de venda de crack”, destacou Almeida.

NOVA CAMPANHA

Durante a reunião do grupo de trabalho do plano “Maceió Mais Segura”, também foi lançada a nova campanha de fiscalização a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos. As peças publicitárias que encabeçam a campanha e que em breve estarão distribuídas por Maceió foram exibidas durante o evento.

“Essa campanha surgiu a partir de uma discussão com os conselheiros tutelares em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria Municipal de Governo”, revela o jornalista Marcelo Firmino, secretário de Comunicação do município. “É bom o estabelecimento comercial saber que há uma lei proibindo o comércio de bebidas para menores de 18 anos”, completa