segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Montenegro apresenta ao Conselho Estadual de Segurança sugestões para a redução da violência em Alagoas

O secretário Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro esteve reunido com integrantes do Conselho Estadual de Segurança, no antigo Palácio do Governo para apresentar dados sobre a violência letal de jovens, em Alagoas e Maceió.
Segundo o secretário, os dados apresentados foram extraídos de três pesquisas nacionais, Índice de Vulnerabilidade Juvenil – IVJ, e o Índice de Homicídio na Adolescência (IHA e o Mapa da Violência – Anatomia dos Homicídios no Brasil.





Pelos números apresentados pelo secretário, Alagoas lidera o ranking nacional do numero de homicídios. Segundo o Mapa da Violência, em 1997, Alagoas despontava em 14º lugar entre as unidades federativas brasileiras em números de homicídios. Dez anos depois, em 2007, passou a ocupar o 1º lugar em numero de homicídios por 100 mil habitantes.


Além dos números da violência, Pedro Montenegro apresentou propostas aos conselheiros, como a de empregar a totalidade do efetivo da reserva técnica da Polícia Militar no Policiamento Comunitário nas Zonas Hot da criminalidade de Maceió e de Arapiraca, constituir no âmbito da Polícia Civil um Núcleo especializado de contra inteligência em homicídios, articular com os Departamentos Nacionais das Polícias Federais e Rodoviárias Federal para ação urgente de repressão qualificada e sistêmica contra as drogas e armas de fogo em Alagoas, a criação do Programa Estadual de Controle de Armas de Fogo e por fim, intensificar e ampliar a oferta de políticas sociais nos territórios de descoesão social.