sexta-feira, 23 de julho de 2010

Profissionais de segurança pública do Estado e do município participam de formação em Direitos Humanos

Na próxima segunda feira, 26 de junho, a partir da 8h30 da manhã, no hotel pajuçara, acontece a 4ª jornada Formativa de Direitos Humanos, voltada para profissionais de segurança pública do estado e município.

Durante três dias os participantes do curso que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça irão ter debates sobre o papel desempenhado por eles enquanto cidadãos, como a violência é produzida pela sociedade, entre outros.


Para o supervisor da jornada formativa, Paulo Goettens o profissional de segurança pública historicamente sempre foi tratado como se fosse alguém que estivesse “fora” da sociedade. “Na verdade ele é antes de tudo um cidadão. Historicamente cada estado brasileiro adotou sua política de segurança pública de acordo com seus governantes, políticas estas que em muitos casos contraria os anseios da própria sociedade”, afirma.

Segundo Paulo, um momento importante do curso é quando o profissional passa a entender que direitos humanos não é a defesa do bandido. Para ele, a atuação de alguns grupos de direitos humanos e da segurança pública criou esta visão equivocada. “A missão do profissional de segurança é bastante nobre e ela se torna mais ainda quando ele passa a ser um agente do direitos humanos” destaca.

Integração dos profissionais de segurança

Outro ponto positivo do curso, segundo seu supervisor, está na questão da integração dos profissionais de segurança. “Buscamos integrar profissionais de diferentes instituições e culturas para mostrar que é possível fazer segurança com cidadania e quem ganha com isso é o cidadão” conclui Paulo.

Para o inspetor da Guarda Municipal de Maceió, Jamerson de Oliveira o curso realmente é de grande importância para o profissional de segurança pública. Para ele todos que atuam na área deveriam fazer, pois traz uma nova visão e valoriza o profissional de segurança.

De junho até agora já foram formadas três turmas no Estado com profissionais das mais diversas áreas da segurança pública.