segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Governo do Estado e Prefeitura lançam cartilha de Segurança Comunitária


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Semdisc e a Polícia Militar de Alagoas lançaram nesta segunda, 05 de dezembro a cartilha “Segurança Comunitária”.

A publicação foi desenvolvida em parceria com a PM, e a Guarda Municipal e aborda os princípios e a importância da segurança comunitária.Com ilustrações do Policial Militar Charles Leandro Ferreira, a cartilha tem um caráter mais informal, levando ao morador da comunidade informações simples e direta do que é a segurança comunitária.

Segundo o comandante Geral da PM, Coronel Dario Cesar, a atuação conjunta entre as duas instituições representam efetivamente a presença do Estado na comunidade “A segurança comunitária envolve na verdade todo o conjunto de ações que são desenvolvidas pelo poder público. O agente de segurança trabalha com o objetivo de identificar possíveis focos geradores da violência, como por exemplo, a má iluminação pública, deficiência de transportes público, falta de escola, etc.”. explica o coronel.

O secretário municipal Pedro Montenegro destacou a importância da ação, “Desde 05 agosto de 2010 a Polícia Militar e a Guarda Municipal vêm fazendo um trabalho em parceria, ação inédita no Brasil, na qual ambas as instituições atuam numa base de segurança comunitária com objetivo de prestar um serviço de garantia de segurança e de apoio aos moradores do conjunto Cidade Sorriso II”, conclui