quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

GGIM debate experiência da Polícia comunitária no Selma Bandeira


A experiência da Polícia Comunitária no conjunto Selma Bandeira e sua importância como embrião de uma filosofia de aproximação e parceria entre policiais e a sociedade foi tema de palestra proferida pelo major Antônio Casado para os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), hoje pela manhã, na sede da secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc).

A palestra, segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, faz parte de uma programação de capacitação iniciada no final do ano passado. "Precisamos fortalecer a atuação do GGIM investindo em capacitação dos seus integrantes e estreitar a relação dos mesmos com os integrantes do GGI estadual e órgãos representantivos", afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro.


Implantada com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a base da Polícia Comunitária do Selma Bandeira, que fica na região do Benedito Bentes, registrou apenas dois homicídios em seis meses de funcionamento. “A experiência no Selam Bandeira, como também em tantos outros locais do país onde também há resultados positivos, só vem demonstrar que a polícia não pode mais trabalhar com uma filosofia exclusivamente reativa. É preciso também investir na mobilização comunitária, na interação com a sociedade para a resolução dos problemas relacionados á segurança”, enfatizou major Casado.


A série de capacitações prosseguirá, dia 24 de março. Além da Semdisc e da representação do Pronasci, integram o GGIM o prefeito Cícero Almeida e representantes da Secretaria do Gabinete do Prefeito, da Semdisc, do Corpo de Bombeiros Militar,da Procuradoria Geral do Município, da Guarda Municipal, da Polícia Civil de Alagoas, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esportes, de Economia Solidária, Assistência Social, da Fundação Municipal de Cultura, da Coordenadoria de Defesa Civil, da Policia Militar de Alagoas, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, das Polícias Federal e Rodoviária Federal.