quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prefeitura e Governo de Estado assinam Termo visando ações integradas em Segurança Pública

Ação inaugura a primeira fase do Plano Maceió Mais Segura


A Prefeitura Municipal de Maceió e o Governo do Estado de Alagoas assinam amanhã, 14 de maio, durante solenidade de lançamento do Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança - Maceió Mais Segura, o Termo de Cooperação Técnica, visando desenvolver ações integradas em Segurança Pública na cidade de Maceió.

O evento será realizado, às 9 horas, no auditório da Associação Comercial de Maceió, na Rua Sá de Albuquerque, Jaraguá, com as presenças do prefeito Cícero Almeida, do governador Teotônio Vilela e do secretário Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri.



Para o secretário de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, o Plano Integrado de Promoção do Direito Humano à Violência - Maceió Mais Segura, incorpora uma nova concepção de política pública em segurança. É uma resposta integrada, proativa, participativa e intersetorial do Poder Público Municipal e da sociedade ao fenômeno multifacetário da violência em Maceió. ”Neste novo paradigma, os Municípios assumem um papel de protagonismo, compartilhando com o Estado e a União o dever de assegurar o Direito Humano à Segurança para todas as pessoas.”, afirma.


A primeira fase do Maceió Mais Segura teve como ponto de partida um diagnóstico multidisciplinar que identifica as fontes imediatamente geradoras da violência, defini os fatores de risco, estabelece as zonas hot da violência, delineia o sexo, a raça, a faixa etária das vítimas da violência em Maceió com vistas à redução das altas taxas de violência letal juvenil e promoção do Direito Humano a Segurança.