sexta-feira, 21 de maio de 2010

Secretário Municipal de Direitos Humanos se reúne com conselheiros tutelares de Maceió

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Semdisc reuniu todos os conselheiros tutelares que atuam em Maceió, Região I – Ipioca a Jaraguá, Região II – Centro e Pontal, Região III e IV – Bom parto/Rio Novo/Farol, Região V e VI – Jacintinho/Feitosa/Benedito/Bentes e a Região VII – Tabuleiro, para deliberar ações que visem melhorar as condições de trabalho e o serviço oferecido a população.


“Os conselhos tutelares passaram recentemente a fazer parte da estrutura organizacional da Semdisc, por isso, estamos nesta fase de transição, fazendo uma reunião de trabalho para levantar as demandas dos conselheiros e apontar nossa proposta para esta instituição”, afirma o Secretário Pedro Montenegro.

Segundo o secretário um dos problemas encontrados pelos conselheiros é a questão da falta de estrutura dos prédios. “Por serem imóveis alugados fica difícil para o poder público fazer reformas, o ideal é conseguirmos colocar os conselhos em prédios públicos, o que viabiliza a captação de recursos federais para reformas e manutenção dos prédios. A partir da próxima semana equipes técnicas da Semdisc irão visitar os prédios para verificar in loco a situação de cada conselho”, destaca.

Uma das prioridades é resolver o problema da sede do CT da Região V e VI, situada no Jacintinho, garantir melhores condições de trabalho para que o serviço de atendimento preventivo e corretivo desenvolvido pelos conselheiros tenha um maior impacto na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente em Maceió.
Nos próximos dias estará sendo inaugurada a nova sede do CT da Região II que abrigará também um CREAS.

Sobre o orçamento destinado aos conselhos, ficou marcada uma nova reunião para discutir a utilização dos recursos de forma transparente, e para a elaboração de um plano de trabalho. “A proposta é manter um calendário mensal de reuniões com todos os conselheiros.”, conclui o secretário.