quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto “A Guarda faz Escola” encerra mês da criança na Vila Olímpica

Cerca de 800 crianças das escolas municipais de Maceió participam na manhã desta sexta, 29, na Vila Olímpica da Semel, no Conjunto Vilage Campestre II a partir das 8h, do encerramento das atividades em comemoração ao mês da criança, desenvolvidas pelo Projeto A Guarda Faz Escola.

Durante todo mês de outubro, o projeto visitou mais dez escolas municipais e cinco núcleos do PETI – Programa de Erradicação do trabalho Infantil, levando ações de cidadania, direitos humanos, saúde, além de várias atividades artísticas.




Segundo o secretário Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro a aceitação do projeto por parte dos educadores e das crianças é muito grande. “Sempre que posso faço questão de acompanhar as atividades deste projeto. É muito gratificante ver a receptividade das crianças e observar que ali está sendo plantada uma semente muito importante que é o respeito à dignidade da vida humana, tudo isso numa abordagem bastante lúdica, propícia ao universo infantil.”, afirma o secretário.


Para o coordenador do projeto O guarda municipal Márcio Clévis a ação tem um caráter muito importante que é formar multiplicadores e defensores dos direitos humanos, “Elas têm a capacidade de entender desde pequena que é importante respeitar e aceitar as diferenças.”, destaca.


O Projeto


Com o objetivo de aproximar a Guarda Municipal da comunidade e manter relações intersetoriais e articulação com outros órgãos da administração municipal, além de incentivar a reflexão coletiva sobre cidadania, direitos humanos, segurança comunitária e temas relacionados à justiça, saúde e educação o Projeto é uma ação do Plano Maceió Mais Segura, com o apoio do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Ministério da Justiça e parceria com as secretaria municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, Proteção e Meio-Ambiente, Fundação Municipal de Cultura e Superintendência de Transporte e Trânsito e Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió.


Confira a programação


08:00 acolhimento das delegações
08:30 abertura oficial com autoridades
09:00 apresentação das meninas da percussão (surgiu com o projeto a guarda faz escola na escola José Correa costa)
09:30 inicio das oficinas
-futebol
-barrinha
-Queimado
-judô
-percussão
-contador de estória
-meio ambiente
-transito
-saúde bucal
- brado de torcida
10:30 grande gincana do tempo
11:00 Jurandir Bozo e Arnaldo Borges
11:45 encerramento das atividades