quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Consulta debate papel do esporte na prevenção à violência


Evento contou com performances dos artistas populares Rogério Dias e Fagner Dubraw


Federações e entidades esportivas do município participaram hoje (17) pela manhã, da consulta pública preparatória ao Plano Integrado de Promoção do Direito Humano à Segurança, Maceió Mais Segura, no auditório da prefeitura de Maceió.


O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária, Cidadania em parceria com a secretaria Municipal de Esportes e Lazer, discutiu as ações sociais inclusivas e de prevenção à violência, geradas por meio do esporte.


“Esta parceria para nós é fundamental, pois o esporte é um importante instrumento de transformação social. Para o Plano, ele é peça estratégica”, afirma o secretário Pedro Montenegro.


Segundo o presidente da Associação de Humanização das Grotas de Maceió, Robson Lima, das 76 existentes, apenas 5% apresentam condições de moradia digna. “Além disso, faltam esporte, lazer e cultura”, conclui.


Para Edson Correia, conselheiro tutelar da 7ª região, falta estrutura nas escolas públicas, como quadras esportivas. “Muitas vezes as crianças ficam sem recreação por falta de espaço”, afirmou
O secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto destacou a parceria que vem ocorrendo com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).


“Com o Pronasci, estamos atendendo 1.200 jovens em 4 pólos da cidade, Vergel, Jacintinho e 2 no Benedito Bentes. Por isso, esta é uma grande oportunidade para o esporte ser reconhecido, realmente, como algo positivo para as crianças e os jovens da nossa cidade”.


Ao final da consulta, o secretário Pedro Montenegro se comprometeu a apresentar o texto base do Plano para ser apreciado pelas federações esportivas do município.