sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Consulta pública sobre a violência chega aos bairros de Maceió


Com a violência afetando a rotina dos moradores, até mesmo os horários de rituais religiosos, a exemplo das missas da Igreja São Francisco, o Conjunto Santos Dumont foi o primeiro a ser incluído na programação da consultas públicas preparatórias ao Plano Municipal Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança (Maceió Mais Segura) nos bairros da cidade.


Durante toda a manhã desta sexta-feira, reunidos no salão da igreja, os moradores apontaram, ainda que timidamente, os principais problemas vivenciados e comprometeram-se em encaminhar, por escrito, por meio das lideranças comunitárias locais suas sugestões ao plano.


“É triste ver nosso bairro apontado como um dos mais violentos e também reconhecer a dificuldade da população em falar, publicamente, sobre a violência. O medo é muito grande. Realmente, é importante que a Prefeitura faça esse trabalho de aproximação com a comunidade”, destacou o presidente da Associação de Moradores, Edvan Santos.


Além de levar a consulta pública à comunidade, o secretário de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, também apresentou ao Padre Eduardo e à Irmã Nadja proposta para realização de oficinas de cidadania no local. “Também é papel da Semdisc conscientizar e preparar a população para o exercício de direitos”, afirmou.


Segundo o secretário, os cidadãos devem fazer a sua parte adotando uma postura pacífica na resolução de conflitos, mas têm direitos, por exemplo, em relação a garantias fundamentais de defesa contra atos arbitrários praticados por policiais ou qualquer tipo de discriminação discriminações envolvendo autoridades públicas”, ressaltou Montenegro, que elogiou a postura da Câmara Municipal de Maceió no acompanhamento das consultas públicas.


O engajamento do Legislativo Municipal nessa fase preparatória ao plano, no entendimento de Montenegro, também tem sido vital. “Na consulta pública de hoje, contamos com a participação do vereador Galba Novaes, líder do prefeito Cícero Almeida, mas já estivemos na Câmara, onde obtivemos excelente receptividade de vereadores de siglas partidárias diversas. Isso nos motiva e reforça essa luta que é do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e, sobretudo, da sociedade maceioense”, enfatizou Montenegro.


Próximas consultas


As consultas prosseguem dia 4/11, com o movimento de mulheres; 6/11, com moradores do Benedito Bendito Bentes; 7/11, com moradores do Trapiche; 12, Conjunto Cleto Marques Luz; e 13/11, com moradores do Tabuleiro (Bomba do Gonzaga). Informações e agendamentos de consultas podem ser feitos pelo telefone 3315-7329 (Semdisc).