quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Prefeitura reestrutura Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Maceió

Reinstalação do órgão colegiado acontece na quinta-feira (29), no Gabinete do prefeito

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida, e o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, vão se reunir nesta quinta-feira (29) com os 18 integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Maceió, para reinstalação do órgão colegiado.

A reunião acontece às 9 horas,no gabinete do prefeito, com a presença do representante da Secretária Executiva do Programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania (Pronasci), Juarez Pinheiro, que fará uma exposição sobre o funcionamento dos GGIMs no país.

O GGIM de Maceió foi criado em abril do ano passado, quando o município firmou convênio de adesão ao Pronasci. Sua reinstalação, segundo Montenegro, é necessária, uma vez que a criação da própria Semdisc ( Lei Municipal 5.068/09 e o Decreto 7.007/2009) exigiu a reestruturação do órgão colegiado.

“A partir de agora, as atribuições da Secretaria Executiva do GGIM passam para a Semdisc. Por isso, convocamos representantes de 10 secretarias, o diretor executivo da Guarda Municipal, representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, bem como representantes do Ministério da Justiça em Maceió e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, para essa importante reunião de trabalho”, afirma o secretário.

Ainda segundo Montenegro, a exemplo do GGI de Alagoas, o GGI de Maceió é um fórum de caráter deliberativo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem.

A principal atribuição do órgão é estabelecer políticas estratégicas de segurança pública municipal, integradas e articuladas entre os órgãos da segurança pública estadual, visando a cooperação mútua para a prevenção e repressão ao crime em Maceió.