terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Maceió terá sua primeira jangada acessível a deficientes físicos

A ação visa facilitar o acesso dos deficientes físicos ao passeio nas piscinas naturais da Pajuçara

O projeto desenvolvido pelo arquiteto e urbanista ergonomista Jorge Luiz Silva, com apoio da Prefeitura de Maceió, vai facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais ao passeio às piscinas naturais da Pajuçara, proporcionando segurança e conforto.

O pescador e jangadeiro Sidney Cícero da Silva, 40 anos, conhecido como “Dinho”, é testemunha das dificuldades de acesso dos deficientes físicos às piscinas naturais. Para subir na jangada, Dinho precisou do apoio de três homens e foi amarrado no banco para fazer o passeio mais seguro. Mas o projeto “Jangada Acessível” promete dias melhores para os portadores de necessidades especiais, principalmente para quem tem mobilidade reduzida, já a partir do final deste mês.

Para o projeto Jangada Acessível sair do papel, o arquiteto Jorge Luiz conta com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

A execução da construção da jangada está a cargo de Dinho. Já o artesão Durval Joaquim, de Viçosa, desenvolveu a esteira de bambu para facilitar o acesso do cadeirante até a jangada.
A construção da jangada acessível já está na reta final. Segundo Dinho, ele deverá estar pronta para navegar nos próximos 20 dias. A jangada tem 1,90m de comprimento e 2,50m de largura e pode comportar até dois deficientes físicos com a cadeira de rodas e mais um acompanhante. Na construção da jangada, foram utilizadas as madeiras de pequi, jaqueira, maçaranduba e igapó.

A jangada é mais larga do que as tradicionais e, segundo Dinho, quanto mais extensa melhor a estabilidade e a segurança da embarcação. “Estou contente de participar do projeto porque o deficiente físico vai se sentir mais livre, não vai precisar do apoio de ninguém para subir e descer da jangada. Estamos em fase de testes. Quando estiver pronta, o melhor período para fazer passeio às piscinas é nas luas cheia e nova, porque a maré forma um banco de areia”, conta o jangadeiro.
Fonte: Secom Maceió