segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pesquisa investiga beneficiários do BPC

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Educação (Semed) e dos Direitos Humanos e Cidadania (Semdisc), iniciou uma pesquisa de campo para identificar as reais barreiras para o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência, que são usuárias do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. Essa pesquisa, que foi elaborada por técnicos do programa, visa à elaboração de políticas públicas direcionadas à superação de tais barreiras.

Os pesquisadores visitarão mais de duas mil famílias beneficiárias do BPC em Maceió. Estudantes dos cursos de Pedagogia e Assistência Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Faculdade Tiradentes (Fits) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), foram capacitados e estão aplicando os questionários nos bairros da Cruz das Almas, Trapiche, Prado, Canaã, Santo Amaro, Pinheiro, Serraria, Pajuçara e Jatiúca. A pesquisa será encerrada no mês de março, quando todos os bairros do município tiverem sido contemplados.

Segundo a coordenadora do programa BPC, Edja Souto, todos os pesquisadores estão devidamente uniformizados, com a camisa do programa, crachá, prancheta e boné. “Pedimos a colaboração dos familiares dos beneficiários ao receber nossos pesquisadores. Enfatizamos, ainda, que por responderem o questionário, os usuários do BPC não terão o benefício suspenso”, salientou.

O Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola é um programa que visa a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência, de zero a 18 anos de idade, assegurando-lhes o direito de acesso e condições de participação e aprendizagem na escola.
Fonte: Secom/Maceió