quarta-feira, 24 de março de 2010

Prefeitura reforça atuação da polícia comunitária











Projeto Guarda faz escola é direcionado às escolas públicas de Maceió e à comunidade em geral

Em clima de entusiasmo e muita energia, crianças e adolescentes da comunidade do Selma Bandeira estão participando desde o início da manhã desta quarta-feira das atividades do projeto “Guarda faz Escola”. São oficinas de leitura, teatro, canto coral e de produção de instrumentos musicais; performances circenses, contadores de estórias e esportes não convencionais., que acontecem até sexta-feira.

Executado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), o projeto é fruto da parceria da Prefeitura de Maceió com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). “Toda estratégia metodológica foi pensada para permitir uma interação maior entre os profissionais da Guarda e as comunidades, tendo como público preferencial as crianças, adolescentes e jovens, que são mais vulneráveis à violência”, destacou o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro.

Durante o lançamento do projeto, o chefe do Núcleo de Polícia Comunitária ( instalado há sete meses no Selma Bandeira), major Casado elogiou a preocupação do município em contribuir para um projeto integrado de segurança comunitária. O próprio secretário municipal também reforçou que a escolha do Selma Bandeira como local para estréia do projeto ocorreu para enaltecer e reforça o esforço conjunto da União , do Estado e do Município na prevenção e combate à violência. Em sete meses de atuação, a violência caiu 75% e houve apenas dois homicídios, sendo um deles sem relação com a comunidade.

Com os filhos Marcondes, de seis anos, e Mayara, de 9 anos, ambos alunos da escola municipal, dona Núbia Rafaela, foi uma das mães que fizeram questão de acompanhar as atividades da edição de estréia do projeto. “Até que a gente não tem tanta confusão na família, mas os meninos brincam muito com jogo (games) violento e acabam brigando. Achei muito boa essa idéia da prefeitura”, avaliou dona Núbia.

Para a diretora da escola Selma Bandeira, Josefa Rodrigues, a ação do município é bem-vinda para propagar ainda mais o sentimento da paz e segurança aos estudantes. “A gente nota que os pais já têm mais confiança de mandar seus filhos à escola, depois da atuação da polícia comunitária. E, com esse projeto da Prefeitura, a gente espera que os alunos sejam multiplicadores de bons sentimentos “, afirmou a diretora.

As atividades prosseguem nesta quinta-feira, das 8 às 20 horas, e vão se encerrar na sexta-feira. A Semdisc já está agendando novas edições do projeto. Mais informações: Contatos
Sandreana (8813-7384) Marco (8856-3126) ou http://semdisc.maceio.al.gov.br

PROGRAMAÇÃO

Dia 25 (quinta-feira )

Manhã
08: 00 Oficina de leitura na biblioteca móvel – Escola Selma Bandeira
08: 00 Oficina de percussão balde e lata – Base da Polícia Comunitária
09: 00 Contador de estória – Escola Selma Bandeira
09: 00 Cinema e debate – Escola Selma Bandeira
10: 30 Dinâmica de grupo tendo como temática preservação e conservação da escola pública
10:30 Ensaio do Coral Comunitário – Sala da Escola Selma Bandeira
10:30 Recreação e dinâmicas – Pátio da escola
Tarde
14: 00 Oficina de Teatro - Escola Selma Bandeira
15: 00 Cinema na Escola - Sala da Escola Selma Bandeira
15: 00 Incentivo a leitura com contador de estória - Sala Escola Selma Bandeira
15: 00 Ensaio com Instrumentos alternativos - Pátio da Base da Polícia Comunitária
15: 00 Dinâmica da Cidadania - Pátio da Escola
Noite
18: 30 Cinema Comunitário – exibição de filme e debate - Pátio da Base da Polícia Comunitária Selma Bandeira