sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto “Guarda faz escola” prossegue com agenda aberta para escolas e comunidades











O “Guarda faz Escola”, projeto lançado pela Prefeitura de Maceió, no início da semana, no conjunto Selma Bandeira, já está agendando suas próximas edições, a partir de solicitações de escolas públicas e entidades não governamentais.

De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, antes mesmo do encerramento da primeira edição do projeto, diretoras de cinco instituições fizeram contato com a Semdisc para solicitar agendamento.

“Estamos montando uma agenda mínima, a partir de um mapeamento das regiões mais críticas, mas vamos dar uma atenção especial à demanda espontânea que já está surgindo”, garantiu Montenegro.

Durante a semana, a Semdisc recebeu solicitações das escolas Geruza Costa Lima, que fica no Jacintinho; Dom Antônio Brandão, do Tabuleiro; das creches Nilda Gama, da Ponta Grossa; e Elza Lira, próxima à Escola Selma Bandeira (a primeira visitada pelo projeto). Também manifestou interesse no projeto a Escola de Ensino Fundamental Lagoa Mundau, ligada ao Instituto Cidadão, que funciona no Bom Parto.



A primeira edição do “Guarda faz escola”, encerrada nesta sexta-feira, mobilizou estudantes e moradores do conjunto Selma Bandeira, durante três dias. Executado com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), o projeto tem como objetivo aproximar a Guarda da comunidade e incentivar a reflexão coletiva sobre cidadania, direitos humanos, segurança comunitária e temas relacionados à justiça, saúde e educação.

Além da unidade móvel, equipada com kit multimídia e repleta de livros, uma programação intensa, das 8 às 20 horas, com contadores de estórias, cortejo circense, esportes coletivos, oficina de instrumentos musicais, não convencionais, exibição de filme e debates, encantou o público infanto-juvenil e adulto.

“Queremos agradecer e destacar o empenho dos profissionais da Guarda nessa ação, em especial aos guardas Walter Douglas, formado em arte cênica, músico; Márcio Clévis, professor de educação física, músico e produtor de eventos; Maria José Santos cientista social e gestora em Educação; Terezinha Silva, biblioteconomista; Adeilton Alves, maestro e psicopedagogo; e a inspetora Simone Lima”, ressaltou Montenegro, que também fez questão de agradecer a receptividade da Associação de Moradores, do Núcleo de Polícia Comunitária e da Direçao da escola Selma Bandeira.

Mais informações para agendamento: (82) 3315-7329/ Sandreana (8813-7384)
Marco (8856-3126) http://semdisc.maceio.al.gov.br http://maceiomaissegura.blogspot.com/