sexta-feira, 5 de março de 2010

Seminário vai esclarecer sobre como e onde buscar ajuda, em caso de violência contra mulher



Evento é uma promoção conjunta da Prefeitura de Maceió e do Conselho Municipal da Condição Feminina

Os caminhos a serem seguidos para o atendimento de urgência e emergência a mulheres em situação de violência, em Maceió, vão ser apresentados na próxima terça-feira (9/3), durante o seminário “Enfrentando a Violência contra a Mulher, em Maceió”. O evento, que é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Conselho Municipal da Condição Feminina, acontecerá no auditório do Sesc/Poço, das 8 às 12h30, com entrada franca.

De acordo com a coordenadora de Ações Garantidoras dos Direitos das Mulheres Vítimas de Violência, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), Ana Cláudia Cerqueira, o evento será uma oportunidade para a sociedade maceioense tirar suas dúvidas quanto aos procedimentos relativos em caso de ameaças, agressão física, violência sexual (estupro) e violência contra criança e adolescente.

“No próprio material de divulgação do evento, reproduzimos o fluxograma desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com toda a Rede de Assistência à Mulher em Situação de Violência, que é bem didático, no sentido de orientar as mulheres a buscar ajuda”, enfatizou Ana Cláudia.

O fluxograma será apresentado pela assistente social Dilcilete Queiroz, da Secretaria Municipal de Saúde. Já o perfil das mulheres vítimas de violência em Maceió - “As Marias que não calam” – será abordado pela professora Andréa Pacheco, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


100 anos de luta

Em razão das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que este ano completa 100 anos, também foram incluídas na programação do seminário palestras sobre “Gênero e Violência”, com a professora Elvira Barreto, da Ufal; “A violência doméstica como violação dos direitos humanos das mulheres”, com a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, que também falará sobre aspectos atuais da Lei Maria da Penha, no momento do lançamento da 3ª edição (revista e atualizada) do seu livro “Violência doméstica contra a Mulher : análise da Lei Maria da Penha

Além dos técnicos da Semdisc, também participam da organização do evento, técnicos da Saúde; de Educação e Assistência Social. Mais informações: 88882-8247 (Ascom/Semdisc); Ana Cláudia Cerqueira (Cordenação de Ações Garantidoras dos Direitos das Mulheres Vítimas de Violência/Semdisc - 88802-9633); Sandreana Melo (Coordenação de Resolução Pacífica de Conflitos/Semdisc – 8813-7384) e Dilcilete Queiroz (Coordenação de Saúde da Mulher/SMS – 8862 – 2100/9941-2016).