sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Moradores do Cleto Marques Luz denunciam existência de "milícias" na região


O distanciamento entre a polícia e a comunidade e a ocupação de espaços pelas “milícias” foram os dois pontos mais discutidos pelos moradores do Conjunto Cleto Marques Luz, ontem à noite, durante a consulta pública preparatória ao Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança (Maceió Mais Segura).


O medo das abordagens policiais, quando da ocorrência de crimes na região, também foi outra questão levantada pelos moradores. “A polícia precisa saber interagir com a comunidade, que já vem se colocando à disposição para ajudar nas ações preventivas, mas os moradores não podem andar com medo dos policiais, nem ter que pagar a mais para ter segurança”, queixou-se, um dos moradores ouvidos, que solicitou não ser identificado.



Conduzida pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, a consulta aconteceu na sede da Igreja Pentecostal Unção Profética, com a presença do vereador Galba Novaes, líder do prefeito Cícero Almeida, na Câmara Municipal de Maceió.

“Nossa assessoria vem registrando todas as denúncias e sugestões apresentadas por moradores e representantes de entidades e instituições. Tudo está sendo levado em consideração nesta etapa de sistematização das consultas”, informou Montenegro.


Hoje à noite, às 19 horas, a consulta pública prossegue ouvindo moradores de várias comunidades do Tabuleiro, no auditório do Instituto Galba Noaves (próximo à Bomba do Gonzaga).