domingo, 8 de novembro de 2009

Moradores do Trapiche defendem criação de Conselho Comunitário de Segurança


Moradores do Trapiche, reunidos no último sábado (7), durante a consulta pública preparatória ao Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança (Maceió Mais Segura), deram sinal verde à implantação de um Conselho Comunitário de Segurança no bairro.


Satisfeito com a iniciativa da comunidade, o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, garantiu todo apoio à estruturação do órgão colegiado. “Nosso papel é capacitar a comunidade para implantação dos conselhos comunitários, que têm respaldo nos mecanismos legais de criação e regulamentação da própria Semdisc”, enfatizou Montenegro.


O secretário municipal de Educação em exercício, Tomaz Beltrão, que esteve presente à consulta, realizada na Vila Militar, elogiou a determinação de Montenegro, que, na Coordenação do Grupo Interinstitucional de Trabalho (GIT), tem se desdobrado para levar às comunidades e aos diversos segmentos sociais o debate sobre a violência e a segurança comunitária.


“De parabéns o secretário e toda sua equipe pela determinação em envolver a comunidade na construção de uma cidade mais segura e fraterna”, afirmou Beltrão, cuja pasta integra o grupo de trabalho instituído pelo prefeito Cícero Almeida. O GIT é integrado também pelas secretarias municipais de Saúde,; Assistência Social,; Economia Solidária e Qualificação Profissional; Esporte e Lazer; Turismo, Indústria e Comércio; Infra-Estrutura e Urbanização; e pela Fundação Municipal de Ação Cultural.


Próxima consulta


No próximo dia 10, às 8 horas, integrantes do Fórum Permanente do Comércio de Alagoas (FOCO) vão se reunir na Sala dos Conselhos do Sebrae/AL, para também apresentar suas propostas ao “Maceió Mais Segura”.