quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pessoas com deficiência participam de consulta pública nesta quinta-feira (19)

O Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança (Maceió Mais Segura) vai receber, nesta quinta-feira, a partir das 14 horas , sugestões de pessoas com deficiência e seus segmentos representativos. A consulta pública acontece no auditório da FITs, no mesmo local onde estão ocorrendo as sessões da Câmara Municipal de Maceió.

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, tem sido um desafio envolver a sociedade maceioense na discussão de um plano preventivo, quando a cidade vive um clima de violência intensa e expectativa de ações imediatas.

Consulta no Tabuleiro



Na última sexta-feira, moradores do Tabuleiro do Martins ouvidos pela Prefeitura de Maceió solicitaram ações de polícia comunitária na região. Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social do Complexo Clima Bom, Genivaldo Santos, além da falta de policiamento adequado, o problema da violência é causado por vários fatores, entre eles, a falta de políticas públicas nas áreas de educação e saúde.

Já o gerente da empresa de ônibus São Francisco, Gerson Borges, destacou a impunidade como fator que colabora com a violência. “Vemos casos de a polícia prender o assaltante em flagrante e 15 dias depois ele está solto cometendo o mesmo delito”.

Para Michele Melo, que dirige uma creche municipal, falta reforço à segurança nas escolas e creches públicas. “Onde trabalho já testemunhei já ouve dois arrombamentos”, conta, sugerindo projetos na área de educação voltados não só para alunos, mas também para os familiares dos mesmos. “Muitos ficam sem ter o que fazer e acabam se envolvendo com drogas”,ressalta Michele.

A consulta contou com a presença do vereador Galba Novaes e do , tenente Santos, que representou o Comando do 4º Batalhão, além de vários líderes comunitários.